Sinta-se mais Bela & Fantástica

Decidi aventurar-me e partilhar aqui os meus conselhos sobre cuidado da pele e maquilhagem como Consultora de Beleza Independente Mary Kay. Eu tinha este sonho, mas achei sempre que não seria capaz de o concretizar. Fui incentivada por algumas pessoas a quem agradeço os ensinamentos e a motivação. Mais uma vez se confirma que, quando queremos algo e somos determinadas, conseguimos. O meu conselho é que acredite sempre nas suas capacidades. Atreva-se!
Vou partilhar aqui outro sonho: ajudar muitas pessoas a sentirem-se mais Belas & Fantásticas. Deixem os vossos comentários ou questões e contribuam para que ainda me sinta mais útil. Obrigada.


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Como fazer para que a fragrância dure mais tempo

Cinco conselhos de quem entende de perfumes...
  • guarde-os em lugares frescos, sem luz solar e calor. A casa de banho não é o lugar indicado em função da humidade e das oscilações de temperatura. O guarda-roupa é sempre uma boa opção.
  • em ambientes sem ar condicionado, o frigorífico pode ser uma opção, desde que longe da luz interna. Isto vale, principalmente para a "eau de cologne e a eau de toilete"
  • geralmente, os perfumes duram três anos a partir da data de abertura. Quando a coloração ficar com um tom caramelo e o aroma ficar avinagrado, é hora de o deitar fora.
  • evite a evaporação, mantenha-os sempre nas caixas originais e nunca os deixe destapados por muito tempo.
  • perfumes em frascos de spray conservam-se mais, porque apenas tem contato com o ar e nunca com a pele.

10 dicas para não errar na hora de comprar:

1ª - Avalie a sua personalidade
Um perfume diz muito sobre quem o usa. Está na dúvida? Descubra qual o perfume que mais combina com a sua personalidade.
2ª - Prefira o horário da manhã (ao contrário de comprar sapatos)
De manhã cedo, as faculdades olfativas estão mais sensíveis e ainda não foram alteradas por outros cheiros como a poluição, contato com outras pessoas… Nesse dia, é melhor não utilizar nenhum perfume para evitar as misturas ou qualquer outra referência olfativa.
3ª - Veja o que está a escolher para comprar
Sabe, por exemplo, qual é a diferença entre perfume e eau de toilette? Então saiba que:
 - Perfume: é o que possui a maior concentração de óleos essenciais, de 15% a 20%, e dura 12 a 20 horas. Por isso mesmo, é o mais caro de todos.
- Eau de Parfum: tem uma concentração de 10% a 15% de óleos essenciais. É mais suave e ao mesmo tempo marcante. A sua fixação dura de 6 a 8 horas.
- Eau de Toilette: são perfumes mais refrescantes, com uma concentração de 5% a 10% de óleos essenciais, e que duram cerca de 4 a 6 horas na pele.
 - Colónia: é o aroma mais leve e suave de todos, ideal para passar depois do banho. A sua composição conta com 3 a 5% de óleos essenciais.
4ª - Não adianta querer “experimentar” todos os perfumes da loja
Fica difícil distinguir uns dos outros. A sugestão é seguir as dicas de amigas, uma propaganda que gostou… a recomendação é a melhor opção.
5ª- Não cheire mais do que 3 fragrâncias
É aconselhável não experimentar mais do que três perfumes. Os especialistas explicam que após quatro ou cinco cheiros já não cosneguimos distinguir uns dos outros. O truque é cheirar uns grãos de café ou pau de canela para poder cheirar de novo.
6º - Teste o perfume no papel
Não cheire o produto diretamente do frasco. É melhor borrifar um pouco no ar ou borrifar o perfume numa tira de papel disponível para esse efeito.
7ª - Teste o perfume no sitio certo
Antes de levar qualquer perfume é importante testar para não se arrepender. Depois de escolher um ou dois, teste na pele! E sempre no pulso: o calor dessa área acentua a fragância. Vale a pena recordar que a fragrância muda de acordo com o lugar onde a coloca.
8ª - Preste atenção aos cheiros que ficam
Na hora de comprar um perfume, vale a pena prestar atenção aos cheiros que ficam com o passar das horas. Como existem três notas vale a pena sentir cada uma, deve esperar esse tempo…
9ª - Saiba um pouco da história do criador do perfume
Se você for comprar um perfume de alguma marca famosa, vale a pena consultar toda a coleção do seu criador, porque, por exemplo, se é um estilista mais extravagante ou excêntrico, o perfume vai seguir a mesma intenção…
10º - Evite seleccionar ou adquirir perfumes se estiver grávida
Numa fase em que o corpo feminino está a ser alvo de inúmeras alterações hormonais, fique a saber que as percepções olfactivas são das mais afectadas.

Você sabe escolher bem o seu perfume?
São tantas coisas que temos que avaliar! Mas, com o hábito, isso será bem mais simples. Deve ter em mente alguns fatores importantes, entre eles,  aonde irá usá-lo, no trabalho, lazer, à noite ou numa festa. Outro fator é a temperatura do ambiente, se é um local aberto ou fechado, pois também influenciam na escolha. E até mesmo a roupa que será usada com determinada fragrância.  Para ajudar no assunto, deixo algumas dicas importantes na escolha do perfume ideal, que vale tanto para homens como para mulheres.

Escolha a sua fragrância conforme a estação do ano
Normalmente no verão temos que aderir aos perfumes de fragrâncias mais leves florais e frescas, pois, com o calor, a fragrância fica mais intensa. Então, atenção, quando escolher, para não causar desmaios. As fragrâncias mais leves florais e frescas são perfeitas para o Verão, pois dão a impressão de que acabamos de sair do banho. Esse tipo de perfume tem alta durabilidade, mas também permite ser aplicado diversas vezes durante o dia e não será enjoativo.
Dito isso, podemos afirmar então que no Inverno já poderá escolher um perfume mais marcante, mais luxuoso, e não ter medo de assustar ninguém, mas é lógico que  não vai derramar o frasco sobre a cabeça e sair parecendo um sachê de guarda roupa.. tenha sempre cuidado com a quantidade aplicada!

Em cada situação um tipo de fragrância
  • Para o uso diário, no trabalho, por exemplo, ou se irá ter um dia de lazer intenso, o ideal é escolher usar uma linha de perfumes mais leve. Esse tipo de produto tem uma menor concentração de essências, são colónias  mais leves e frescas. 
  • Para compromissos à noite, os perfumes mais sofisticados são os ideais e devem combinar com o estilo e com a presença que pretende impor. O perfume segue a linhagem mais elegante, sendo muito apropriada em eventos, festas e casamentos. São perfumes mais concentrados com óleos essenciais e um grande poder de fixação, mas use-os somente à noite. As próprias embalagens são um indicativo de como e onde se deve usar o perfume.
  • Para uma entrevista de emprego, a escolha do perfume ajuda a transmitir que tipo de pessoa é. Ele não deve deixar rastro, ser demasiado intenso. Evite os doces e florais e aposte em aromas suaves, de preferência cítricos.
  • Para conquistar alguém, os melhores cheiros são os quentes, como os orientais, de cardamomo ou âmbar. Mas é preciso tomar cuidado com a dosagem, porque eles podem se tornar enjoativos e invasivos demais.
  • Para o ginásio,  devem-se evitar notas doces como caramelo, baunilha e patchuli, que intensificam a sensação de calor. O melhor é usar perfumes leves e frescos que não comprometem mesmo com transpiração excessiva.
  • Para ir à praia, o álcool existente na maioria das composições pode manchar a pele. Além disso, a mistura do perfume com protetor solar, que geralmente tem fragrância, não é das mais agradáveis. Não use nada.
  • Evite usar perfume na maternidade, em casa de pessoas doentes ou idosas e em festas de crianças. Uma boa alternativa é usar água-de-colónia bem leve.
 
Como pode fazer para que a fragrância dure mais tempo?
  • salpique em vez de molhar a pele com o perfume. O spray permite uma melhor aplicação e  nunca esfregue a pele depois de o aplicar. Para um efeito mais subtil, aplique-o com o corpo ainda húmido, logo após o banho.
  • use-o em partes do corpo pouco expostas e mais quentes, como punhos, atrás das orelhas, entre os seios, nuca, dobra interna dos joelhos e cotovelos.
  • numa noite especial, não deixe de usar perfume nos cabelos e sobre a roupa, pois sem o contato com a pele, mantém o aroma original.
  • a dose ideal de perfume é você quem decide, mas evite exageros.
  • entenda que, após algum tempo de uso, pode não estar a sentir o seu perfume, mas os outros sim. Isso ocorre em função da adaptação olfativa. Além disso, com a idade, há a tendência de uma leve perda do olfato. É comum à pessoa mais velha aplicar uma quantidade de fragrância além da necessária.
  • evite choque de cheiros. Escolha uma fragrância e, use a linha toda, desde o sabonete até ao desodorizante para alcançar um efeito mais duradouro. Assim a água de toucador, de perfume ou colónia tem um efeito mais duradouro. Se não tem possibilidades, alie o perfume a um desodorizante neutro;
  • é comum uma fragrância mudar de cheiro, conforme o tipo de pele de cada pessoa. Isso depende do metabolismo de quem a usa, por isso não compre um perfume porque gosta dele em alguém. O equilíbrio químico da pele (pH) e a oleosidade natural da pele reagem com as essências do perfume, variando de pessoas para pessoa. De um modo geral, peles oleosas seguram muito mais a fragrância do que as peles secas.
  • nunca use perfume nas mãos, porque é falta de educação. Não se esqueça que, ao cumprimentar as pessoas, deixará o seu perfume nelas, misturando-o com o que elas estão a usar;
  • nunca deve perguntar a uma pessoa que perfume está a usar.
Os perfumes mais cítricos estão mais ligados à vitalidade e a força. Os mais amadeirados são identificados com a irreverência e a capacidade de renovação. Os orientais ressaltam a sensualidade e o instinto, já os florais realçam o aspecto romântico. Existe também uma categoria de perfumes, mais suaves e discretos, batizada de ‘segunda-pele’, que está relacionada com o lado maternal e acolhedor.
Na hora de comprar, escolha de acordo com as suas necessidades. Um perfume é algo extremamente pessoal, mas lembre-se que todos à sua volta sentirão o aroma, e muitas vezes menos é mais. Não se esqueça de que os perfumes são complementos: no fim de contas, as atenções devem focar-se em si.


Poderá também gostar de:
                  Image and video hosting by TinyPic
   Penso em si                               True Original                     Catálogo On Line


7 comentários:

  1. Achei este post muito útil e interessante! Obrigada Eugénia! :)
    Bjs*

    ResponderEliminar
  2. Super bem detalhado , ameeei só erra quem quer ou não ler aqui né kkkk mais enfim muito bom, bem interessante a matéria não tinha lido postagens assim ainda :)

    http://docemeninasgirls.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo seu comentário. Fiquei muito feliz!
    Já sou seguidora do seu blog e está espetacular. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Aprendi boas dicas , a partir de agora vou andar sempre cheirosa :)

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que gostaste Rita. É sempre bom sabermos que são boas dicas. O que achas de um dia destes fazeres uma sessão de produtos de corpo e fragrâñcias para conheceres?

    ResponderEliminar